quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

É correto o cristão sentir inveja?

É correto o cristão sentir inveja?
Algumas pessoas, em momentos de dificuldade, comparam sua vida com a de outras que, aparentemente, desfrutam de melhor situação ou são prósperas. O salmo 73.2 revela que o salmista também viveu esse momento de fraqueza e, por pouco, não caiu no laço armado pela inveja. Ele disse: Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
“A pessoa dominada pela inveja está sujeita ao afastamento de Deus, à derrota espiritual”
Afinal, por que esse homem, fiel a Deus, quase se desviou dos caminhos da vida eterna, e esteve prestes a cair espiritualmente? A resposta está no versículo seguinte: Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.
O salmista foi dominado por tal sentimento porque, quando desviamos o nosso olhar, que está centrado em Deus, e observamos outras pessoas, muitas vezes cometemos um erro terrível que se chama comparação, e corremos o risco de ser tragados pelo sentimento de inveja.
Nos versículos 4, 5 e 12 o salmista observou a prosperidade dos ímpios e, após fazer uma comparação entre a sua vida, que era justa diante de Deus, e a dos ímpios, perguntou-se: “Será que está valendo a pena manter minha posição pura e justa?” Então ele mesmo concluiu: “Não está valendo a pena servir a Deus, porque tenho padecido muito”. Os ímpios blasfemam, criticam, zombam de Deus, praticam todo tipo de maldade e perversidade, e continuam se dando bem.
O salmista vivia momentos de tribulação, e foi em meio a eles que desviou o seu olhar de Deus, comparou-se a outras pessoas, viu-se em uma situação inferior, e teve inveja daqueles que mesmo em pecado prosperavam.
A inveja produz pelo menos quatro conseqüências no homem: um coração amargurado, doenças emocionais, estado de ignorância e declínio espiritual.
Assim, o meu coração se azedou (Sl 73.21a). Uma pessoa amargurada geralmente se mantém numa posição introspectiva, evitando qualquer tipo de relacionamento pessoal, ou tornar-se ranzinza. Para ela, nada está bom, nada presta, tudo é ruim. A inveja causa doenças emocionais e gera estresse, que é uma das principais causas da baixa resistência do organismo.
A pessoa dominada por esse sentimento está sujeita ao afastamento de Deus, à derrota espiritual. O versículo 2 descreve o salmista próximo a um estágio de grande perigo espiritual, pois estava sendo derrotado pela inveja. Faltou pouco para o salmista se desviar dos caminhos do Senhor e escorregar para o mal.
Se você estiver sendo bombardeada por problemas e passando por sérias dificuldades, faça como o salmista. Quando ele percebeu que estava sendo influenciado por uma situação que o levaria ao distanciamento de Deus, e que seria conduzido a uma vida infeliz, deu três passos para vencer a inveja: controlou os seus impulsos, tentou entender a situação em que estava envolvido, e entrou no templo para buscar a Deus.
Na palavra do Senhor você encontrará as instruções necessárias para vencer as adversidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário