terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Recuse a mentalidade de vitima

As pessoas que vivem com uma mentalidade de vítimas não conseguem alcançar seus objetivos, realizar-se espiritual, sentimental, profissionalmente, manter relacionamento saudáveis consigo mesmas, com Deus e com o próximo. Enfim, nunca felizes.
A mentalidade e o comportamento de vítimas constituem os principais obstáculos para um viver proveitoso. A pessoa que sempre se comporta como vitima acredita que seu destino é ser infeliz. Sua tendência é ver sempre o lado negativo de tudo, imaginar que o “sistema” está contra ela, busca refúgio o tempo em “zonas de conforto” psicológicas, ou seja, espaços inferiores onde ela se instala na inação ou na passividade seja por preguiça mental ou por comodismo.
Frases que freqüentemente revelam uma mentalidade de vítima:
-“Por que isso sempre acontece comigo?”
-“É culpa sua, dele (a), ou de Deus.”
-“Olhe o que você me fez fazer.”
-“A vida é realmente difícil para mim.”
-“Eu não fiz nada, e olha o que fizeram comigo.”
-“Nunca tenho tempo para mim.”
-“É o meu jeito; eu sou assim mesmo.”
-“Tive uma infância, uma mãe, um pai terríveis.”
-“Se você soubesse como eu sofri.”
-“Sempre acham que eu sou o (a) culpado (a).”
-“Só me faltava isso.”
-“Ninguém nunca reconhece o que eu faço.”
A pessoa que mantém a mentalidade de vitima é imatura emocionalmente e torna-se uma eterna insatisfeita. Isso acontece quando ela rejeita toda a responsabilidade por sua existência e decisões. Defino responsabilidade como a capacidade de encarar com sabedoria, iniciativa, criatividade, coragem, determinação e amor tudo o que aparece em nossa vida.
Isso porque a maior liberdade da qual podemos desfrutar é a escolha dos nossos pensamentos e das nossas atitudes em todos os momentos. Recusar essa escolha é sujeitar-se ao papel de vitima. Assumi-la plenamente é abrir o seu ser para crescimento interior, tornando-se maduro emocionalmente e aceitando a possibilidade de ser feliz consigo mesmo, com Deus e com o próximo.
As escrituras nos incentivam a sermos otimistas, alegres e perseverantes, mesmo em momentos de adversidades, como está escrito em Tiago1. 2-5:
Meus irmãos tende grande gozo quando cairdes em varias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto; e ser-lhe-á dada.
Na bíblia há exemplos maravilhosos de homens e mulheres que foram otimistas e assumiram a responsabilidade de serem felizes, como Josué e Calebe, José, Daniel, Débora, Ester, Rute e Noemi, Paulo. Tiago, Pedro e Jesus. Todos entenderam a importância de viver com coragem, fé, amor, determinação e propósito e adotaram essa postura, superando e vencendo os obstáculos sem se tornar vitimas. Façamos o mesmo e sejamos felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário